Afinal, quem é corrupto?




    A corrupção política indigna muito a população brasileira. As mídias sociais refletem essa revolta. São pessoas que usam suas páginas na redes sociais para apontarem o dedo acusador contra os políticos em geral. No entanto, a corrupção não é uma prática que fica restrita aos meios políticos. É possível ver a corrupção materializada nas mais diversas ações da população. Diante disso pergunto-me: afinal, a população é corrupta porque temos políticos corruptos ou será o contrário, os políticos são corruptos, pois a população é corrupta? 
   Para mim o problema é a população. A massa está levedada. Torna-se fácil proferir palavras de acusação contra políticos; rotula-los de ladrão, safado, ou mesmo afirmar convictamente que eles não entrarão no Céu. O que acontece é que, na maioria dos casos, quer-se tirar o argueiro do olho do outro, quando se tem uma trave nos nossos olhos, isto é, somos contra a corrupção desde que não seja você quem cometa o ato corrupto. O que vejo são pessoas sujas criticando políticos mal-lavados
    Vemos pessoas esbravejando ódio contra a corrupção dos poderosos que lucram milhares e milhões de reais. Mas sabe aquela conta que você nunca mais pagou nem tem pretensões em pagar? Deu calote, mas diz que o político é ladrão. Sabe aquele dinheiro, que, ao dar o troco, o atendente do supermercado te ou a mais  e você percebeu e ficou em silêncio, pois saiu no lucro e satisfeito? Sabe aquele produto pirata que você comprou e compra só por ser mais baratinho? Sabe aquele dia em que você inventou uma mentira só para ser atendido primeiro no banco? Pois é, assim como você, os políticos usam desculpas para justificarem seus atos corruptos.
   Tem mais: sabe qual é um dos motivos pelos os quais os políticos apropriam-se indevidamente do dinheiro público? Simplesmente para acumularem dinheiro para as próximas campanhas eleitorais. Eles precisam do dinheiro "sujo" para comprar o voto de pessoas "sujas" com um milheiro de tijolos, ou com sacos de cimento, ou com cerâmicas; além do combustível para seu veículo e uns R$ 100 para encher o rabo de cachaça. Você que pratica esses atos, pode até se sentir vítima da corrupção, porém saiba de algo: você é vítima de uma corrupção que você mesmo alimenta. Pense nisso!

Por Julysson Charles


Veja também:


Comentários