O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), contará com uma comissão que avaliará todas as questões da prova do Enem.
A criação da comissão havia sido anunciada em fevereiro e foi a primeira medida oficial do governo para interferir em conteúdos educacionais. Nesta quarta-feira (20) a comissão foi criada através da portaria 244 emitida no Diário Oficial da União.
Agora toda as questões do Enem arão pelo crivo dessa comissão que é composta por três integrantes: Marco Antônio Barroso Faria (representante do MEC); Antônio Maurício Castanheiras das Neves (representante do Inep); e Gilberto Callado de Oliveira (representante da sociedade civil).
Eles serão os responsáveis por vetar ou aceitar quais questões deverão ser utilizadas na prova. Todos ão um termo de sigilo, assim como todos os colaboradores e servidores com o aos itens.
Até agora, a seleção de perguntas que compõem a prova era feita em processo interno do Inep e ficavam disponíveis no BNI para o exame. Com a criação da comissão, o sistema a a contar com uma etapa anterior.
Por Julysson Charles
Comentários