![]() |
Mais informações: 84 98865-3432 |
O professor da rede pública municipal, Damião Lopes, juntamente com seus alunos Alisson Thiago e Gabriel Viana, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Pesca, promoveram neste último domingo (7) o I Fórum de Conscientização das Abelhas na Polinização e as Ameaças dos Agrotóxicos na Escola Municipal Dom Bosco, localizada no assentamento Tocantins.
Participaram do evento a diretora da Escola Dom Bosco, Dalvaci; o presidente do sindicato dos trabalhadores rurais, Carlinhos do Rosado; a técnica extensionista da EMATER, Patrícia Lopes; o secretário de Agricultura e Pesca, Flávio Felipe. Além dos vereadores João Cirilo e Nivaldo; dos professores da Escola Dom Bosco, e dos apicultores e agricultores assentados.
A palestra do Fórum ficou a cargo do professor doutor da UFERSA, Deyson Castilhos, que discutiu alternativas de melhoramento na apicultura e na agricultura, visando a preservação das abelhas que são as responsáveis pela polinização das plantas, mas que estão sendo afetadas pelo uso excessivo de agrotóxicos nos cultivos de melancia e de cajueiro.
O evento faz parte de um programa consequente do projeto de pesquisa dos alunos porto-manguenses Alisson Tiago e Gabriel Viana, orientado pelo professor Damião Lopes. Com o tema A importância das abelhas na polinização e as ameaças dos agrotóxico, o projeto foi apresentado na Feira de Ciências do município no ano ado. Também recebeu destaque na edição 2018 da Feira de Ciências do Semiárido Potiguar que aconteceu na UFERSA. E agora estão credenciados para apresentarem o projeto de pesquisa na Mocicult em Assú ainda neste mês.
Por Julysson Charles
Comentários