PROPRIETÁRIOS RURAIS CRIAM A ASSOCIAÇÃO ENERGIA POTIGUAR


Membros da Diretoria

Mais informações: 84 98865-3432



 Proprietários rurais dos municípios de Pureza, Areia Branca, Serra do Mel e Porto do Mangue reuniram-se neste último sábado (13) para discutir os problemas de negociações enfrentados com empresas de energias solar e eólica da região.

 Na reunião, que aconteceu em Serra do Mel, foi fundada a Associação Energia Potiguar. Trata-se de uma entidade que será composta por proprietários e organizações de agricultores, interessados em debater as temáticas da energia renovável.

Secretário de Agricultura e Pesca de Porto do Mangue, Flávio Felipe, falando sobre a importância da fundação da Associação


 As energias eólica e solar são alvos de grandes investimentos no Rio Grande do Norte. Muitos desses projetos são desenvolvidos em propriedades rurais de pequenos agricultores que cedem suas terras para a construção de torres eólicas e placas solares em troca de uma pequena participação nas receitas da empresas.

 No entanto, o desconhecimento sobre essa participação nos lucros e a desarticulação política desse seguimento têm levado esses agricultores a realizarem maus negócios. 

  Soma-se a isso outro problema: a falta de estudos técnicos mais amplos que têm feito diversos municípios estimularem os projetos de energias eólica e solar por meio de incentivos fiscais e outras medidas, sem conhecerem os verdadeiros impactos sociais, econômicos e ambientais nas atividades agropecuárias.

 Com a fundação da Associação, a ideia é que os proprietários e agricultores possam ter participação mais ativa nas discussões e negociações sobre a implementação dos projetos de energia renovável, sugerindo parâmetros, propondo condições, realizando estudos, apoiando e assessorando os proprietários para fechamento de negócios mais rentáveis.

Comentários