Esta semana foi machada, com a chegada do óleo em nossas praias da região Costa Branca Potiguar. Foram três municípios nessa região que registraram as manchas de óleo: Porto do Mangue, Areia Branca e Tibau.
Na última quinta-feira (24), as manchas do óleo foram encontradas na Praia de Gado Bravo, em Tibau. O óleo foi encontrado logo pela manhã cedo quando a maré estava baixa.
![]() |
Manchas de óleo na Praia de Gado Bravo, em Tibau Foto: Manoel Alcântara |
Na sexta-feira (25), dois outros municípios do litoral Costa Branca (Porto do Mangue e Areia Branca) registravam a chegada do óleo em suas praias.
Em Porto do Mangue, uma ave marinha com manchas nas asas foi encontrada por um pescador no Rio das Conchas. A ave foi conduzida para o Centro de Descontaminação de Fauna Oleada, na UERN em Mossoró, para estabilização e limpeza.
![]() |
Ave marinha encontrada no Rio da Conchas em Porto do Mangue. |
Ainda na sexta-feira (25), populares encontraram o óleo sobre pedras e conchas marinhas na praia de São Cristóvão, localizada no município de Areia Branca.
![]() |
Manchas de óleo na Praia de São Cristóvão Foto: Reprodução |
Óleo nas praias do Nordeste
As manchas de petróleo em praias do Nordeste já atingiram 225 localidades em 80 municípios de 9 estados desde o final de agosto. Os estados em que elas apareceram são Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
A substância é a mesma em todos os locais: petróleo cru. O fenômeno tem afetado a vida de animais marinhos e causado impactos nas cidades litorâneas, afetando reservas, turismo e comunidades pesqueiras. A origem da substância poluente está sob investigação.
Por Julysson Charles
Comentários