TSE COGITA ADIAR AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2020




 Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ver a possibilidade de adiar as eleições municipais 2020 de outubro para dezembro, por causa da pandemia do COVID-19 (coronavírus).

 Diante da incapacidade de prever convictamente o que irá acontecer nos próximos meses de pandemia, a mudança no calendário eleitoral das eleições municipais tem ganhado força.

 A martelada final pode ser dada entre o fim de maio e início de junho. Tudo depende de como estará o quadro sanitário do país concernente ao coronavírus.

 A existência de urgências para além dos seis meses e alguns dias que ainda faltam para as eleições municipais não justifica a interdição do debate sobre a possibilidade de adiamento das votações nos 5.570 municípios do Brasil. Adiar as eleições nunca é bom, mas não se pode evitar a importância do tema.

A pandemia do coronavírus já provocou mudanças no sistema eleitoral de diversos países. Um dos últimos a ser afetados foi a Bolívia, que declarou quarentena no dia 21 do mês ado e suspendeu a eleição presidencial, que estava marcada para maio.

 O Chile cancelou o plebiscito marcado para 26 de abril. A Rússia pôs em suspenso o referendo que decidiria se o presidente Vladimir Putin permaneceria à frente do país até 2036.

 Os Ministros do TSE cogitam a mudança de data das eleições, mas já descartaram a possibilidade de prorrogação dos mandatos atuais. Isso somente seria possível se: 1) as eleições fossem reagendadas para 2021, ou 2) ocorresse a unificação com as eleições gerais de 2022.

Por Julysson Charles
Foto: Reprodução

Comentários