A presença de evangélicos na política não é de hoje, mas cresce de forma exponencial no Brasil. A cada eleição, tem aumentado o número de evangélicos que estão se inserindo (e sendo inseridos) na esfera política, seja para atuar nos bastidores, seja na linha de frente (como candidato) ou sob holofotes. Porto do Mangue não fica de fora desse crescimento. Para as eleições municipais de 2020, serão vários evangélicos que se candidatarão a uma vaga na Câmara Municipal. Nessa matéria destaco os principais nomes do âmbito evangélico no município.
Alciene Rodrigues, atual vereadora e presidente do diretório municipal do MDB, irá disputar sua reeleição para a Câmara Municipal dos Vereadores. A irmã Alciene é esposa do pastor da Igreja Evangélica Nova Jerusalém, Hélio Santos, que já foi vereador e hoje atua nos bastidores da política local. A vereadora Alciene Rodrigues é um nome forte do segmento evangélico em Porto do Mangue.
 |
Vereadora Alciene (MDB). |
Juscelino Gregório (PT) é vereador e atual presidente da Câmara Municipal. O irmão Juscelino é obreiro na Assembleia de Deus na comunidade Rio Doce e disputará mais uma vez uma vaga na Casa do Povo nas eleições deste ano. Juscelino Gregório é um forte representante entre os evangélicos e entre os moradores de comunidades rurais. Conta, inclusive, com o apoio de pastores como Paulo Sergio (Assembleia de Deus Rio Doce) e Alfredo Luíz (líder das Assembleias de Deus no Vale do Açu). Além da família Brazão, pioneira no segmento evangélico em Porto do Mangue.
 |
Vereador e presidente da Câmara Municipal, Juscelino Gregório (PT). |
Irmão Adriano e Anderson Melo, ambos são do Partido Liberal (PL) e pré-candidatos evangélicos a vereador. O primeiro faz parte da Igreja Evangélica Nova Jerusalém e conta com apoio de sua família, que é muito grande em Porto do Mangue. O segundo é membro do Ministério Viver em Cristo, uma igreja evangélica liderada pelo bispo Jenilson Maia, que além de líder espiritual, tornou-se também líder político dos irmãos Anderson e Adriano.
 |
Pré-candidato a vereador, irmão Anderson Melo (PL). |
 |
Pré-candidato a vereador, irmão Adriano (PL), ao lado do bispo Jenilson Maia. |
Outro nome forte entre os evangélicos é Frankleide Câmara, da Igreja Assembleia de Deus Campo de Natal (Madureira). A irmã Frankleide foi candidata a prefeita nas eleições de 2016, perdendo para o atual prefeito Sael Melo. Atualmente, Frankleide Câmara é a presidente do diretório do PP em Porto do Mangue e tem seu nome cogitado para ser candidata a vereadora nas eleições 2020. Ainda não foi confirmado que ela concorrerá a uma vaga na Câmara, mas é o nome mais forte que se tem na sigla do PP para candidatura a vereadora.
 |
Irmã Frankleide Câmara, presidente do PP em Porto do Mangue, ao lado de Betinho Rosado. |
Se o simples fato de se declarar evangélico influencia ou não na hora do voto é algo que tem sido bastante discutido pelos cientistas políticos. No entanto, como se percebe, grande parte dos evangélicos têm deixado de lado o discurso "política é coisa do diabo" e estão ingressando cada vez mais na política.
Por Redação BRC Notícias.
Foto: Reprodução.
Comentários