Desde o início da pandemia da Covid-19 (coronavírus) no Brasil, o prefeito de Porto do Mangue, Sael Melo (MDB), vem desenvolvendo ações eficientes que buscam minimizar os efeitos da pandemia no município.
Antes mesmo da confirmação do primeiro caso suspeito em Porto do Mangue, o prefeito Sael criou uma Comissão de Enfrentamento à Covid-19, unindo as secretarias municipais de Saúde, Educação, Finanças, istração e Gabinete Civil em prol da vida. Assim, começou-se a estabelecer as primeiras medidas de combate ao coronavírus.
![]() |
Comissão de Enfrentamento ao Coronavírus em Porto do Mangue |
O secretário de Saúde de Porto do Mangue, Tieigo Isak, ao lado de membros da Comissão de Enfrentamento, realizaram diversas ações de fiscalização e orientação nas salinas de Porto do Mangue. O objetivo foi justamente conter a proliferação do coronavírus no município, considerando que diversos caminheiros, diariamente, entram no município através das empresas salineiras.
![]() |
Fiscalização nas salinas. |
Dentre as principais medidas tomadas foi a suspensão das atividades escolares municipais. Houve a proibição de eventos públicos e particulares com aglomerações de pessoas. Além disso, até hoje ainda há um intensificado trabalho de orientações e recomendações aos cidadãos porto-manguenses sobre a importância do isolamento e distanciamento sociais, com saída apenas em caso de extrema necessidade.
Para controle mais eficiente do fluxo de pessoas, principalmente oriundas de outras localidades, foi implantada barreira sanitária na entrada de Porto do Mangue, monitorando a temperatura e possíveis sintomas gripais, efetuando desinfecção de veículos e aplicação de álcool em gel. A barreira sanitária fica durante todo o dia em funcionamento.
![]() |
Barreira Sanitária instalada na entrada de Porto do Mangue. |
![]() |
Barreira Sanitária atuando durante todo o dia. |
A Prefeitura Municipal, sob a atual gestão de Sael Melo, tem encarado a pandemia com muita seriedade e compromisso, aplicando com rigidez as medidas preventivas de higiene e segurança nos espaços públicos e comerciais para a proteção dos servidores públicos, funcionários e clientes de empresas privadas.
Em busca de reduzir os impactos da proliferação do coronavírus, o prefeito Sael Melo determinou que fosse elaborado um cronograma para realizar a desinfecção de ambientes públicos e privados de Porto do Mangue. Também realizou distribuição de máscaras e álcool em gel para o usuários da lotérica do município.
![]() |
Desinfecção dos locais com maior fluxo de pessoas no município. |
A Prefeitura de Porto do Mangue ainda uniu esforços com a Polícia Militar, a fim de intensificar a fiscalização do cumprimento dos Decretos estadual e municipal. Recentemente, um estabelecimento foi fechado na comunidade do Rio Doce por está desobedecendo tais Decretos. Além de aglomerações de pessoas que estão sendo desfeitas nas praias do município.
![]() |
PM fecha estabelecimento no Rio Doce. |
![]() |
PM desfaz aglomeração de pessoas nas praias de Porto do Mangue. |
Profissionais da Saúde foram enviados às comunidades de Porto do Mangue para realizar testes rápidos, distribuir máscaras e levar orientações de prevenção ao coronavírus.
![]() |
Enfermeiro Kassio Melo em visita à moradores da Praia de Pedra Grande. |
Recentemente, o prefeito Sael Melo aderiu ao "Pacto pela Vida", um pacto firmado entre os gestores da região do Vale do Açu, com intuito de fortalecer e intensificar as medidas preventivas para combater à Covid-19. Uma ação em favor da vida.
Outra ação, não tão menos importante que as demais, diz respeito a realização da Campanha de Vacinação contra a Gripe, que teve um êxodo de 100% de adesão. Sabe-se que não há comprovação científica de que a vacina da Influenza proteja contra o coronavírus. No entanto, sabe-se que a vacina fortalece o sistema imune humano, o que contribui para vencer a Covid-19.
![]() |
Campanha de Vacinação contra a Gripe no município. |
Ao descobrir que a empresa prestadora de médicos plantonistas estava sob investigação da Polícia Civil por estar enviando supostos falsos médicos para o município de Porto do Mangue, a Prefeitura, pensando na saúde dos munícipes, imediatamente suspendeu o contrato e instaurou um processo istrativo.
As ações eficientes desenvolvidas pela prefeito Sael Melo para minimizar os impactos do coronavírus são expressas nos números registrados no Boletim Covid do município. Existem municípios, com um número de habitantes muito menor do que o de Porto do Mangue, que atualmente apresentam um cenário caótico, sobrecarregando os seus sistemas de saúde. Algo que não vemos em Porto do Mangue.
Segundo o secretário Tieigo Isak, a estimativa era que cada município tivesse 70% da população infectada, no entanto, devido as ações da pasta, os números estão bem aquém das previsões. Isso mostra que o município de Porto do Mangue está no caminho certo. A Secretaria de Saúde ainda reforça a importância da população aderir cada vez mais às orientações das medidas preventivas como uso de máscara, lavar bem as mãos, evitar aglomerações, obedecer o distanciamento social, entre outras ações que não necessárias para o combate à disseminação do coronavírus.
Por Redação BRC Notícias
Fotos: Reprodução
Comentários