![]() |
Cirurgião Maurício Saito |
Cirurgião conceituado de São Paulo, Maurício Saito, estará em Mossoró, neste próximo sábado (10), para realizar uma cirurgia inédita em uma mulher gestante do município de Alto de Rodrigues, a fim de salvar a vida de um bebê com 23 semanas ds gestação, que sofre de um caso raro conhecido na literatura da medicina de "sequência trap", "feto arcádico".
O procedimento cirúrgico será realizado no Hospital Maternidade Almeida Castro, gerido pela APAMIM - Associação de Assistência e Proteção a Maternidade e a Infância de Mossoró-RN.
Um fato histórico que entra na história da medicina ao realizar a primeira cirurgia fetal intrauterina do Rio Grande do Norte.
Feto Arcádico
É um caso raro na medicina. Quando ocorre situações assim, um dos bebês não se forma completamente na barriga da mãe, enquanto que o outro é perfeito. O bebê que está completo, bombeia o sangue para o outro que não se formou. Este esforço, o leva a morte em 70% dos casos.
Entretanto, sendo feita a separação umbilical através da cirurgia fetal intrauterina, desligando um do outro, o bebê que já está formado nasce saudável.
Esta é a missão do cirurgião paulista, Saito, que estará em Mossoró hoje (9).
Por Redação BRC Notícias.
Foto: Reprodução.
Comentários