O PODER DA DECISÃO




 Refletindo ainda nos números dos resultados das urnas nas Eleições 2020 em Porto do Mangue, podemos chegar a muitas conclusões.  Através das palavras, tentarei mostrar como o poder de uma decisão pode mudar todo o cenário político.

 

 Vamos analisar os número. Com um detalhe: números são apenas números se não analisados dentro de um contexto. Em nosso caso, o um fato político em um contexto da política local, que protagoniza o jovem Clebson Moura, eleito a vereador em Porto do Mangue.


 Na verdade, amigo leitor, gostaria apenas de pensar um pouco sobre o quanto uma escolha, uma decisão, pode mudar todo o cenário político. Poderiamos fazer essa análise dentro de outros contextos da história política de Porto do Mangue. Porém, quero me deter em um fato que chamou-me nessas Eleições Municipais deste ano.


 Quero que vocês percebam comigo como o jogo da política é bem mais complexo do que pensamos. Uma decisão pode determinar tanto a vitória, quanto a derrota. 


 Quando uma peça é movida no xadrez, muda-se todo o jogo. Quem consegue antecipar as jogadas não é pego de surpesa e já está preparado para a jogada certa. E assim vai, una jogada a após outra até chegar ao xeque-mate. 


 O mesmo acontece no jogo político. Quando uma peça é movimentada no tabuleiro político, tudo modifica no jogo. Desse modo, alguns são surpreendidos e outros já têm a capacidade de antecipar as jogadas.


 Bem, chega de enrolação e vamos ao ponto (só os fortes chegarão até aqui😄). Quem não se lembra que aqui nesse humilde espaço desse blog, divulgamos o interesse de Clebson Moura em sair candidato a vereador? Pois é! Após a nossa publicação, o jovem da Praia do Rosado começou a ser cobiçado por vários partidos e grupos políticos, inclusive, o grupo liderado pelo vereador Juscelino Gregório. 


 Havia grandes chances do filho do ex-vereador Beel se filiar ao PT, porém alguma decisão fez com que Clebson desembarcasse no MDB. Minha análise, propriamente dita, tem início aqui. E se Clebson Moura não tivesse ido para MDB, mas tivesse disputado a campanha no PT? E se tivesse obtido essa mesma quantidade de votos no PT, como teria ficado a lista dos vereadores eleitos">

Comentários