O Brasil tem se destacado no cenário mundial quando se trata de governança e proteção de dados. Uma nação que já tornou-se referência em governo digital.
Entre as 198 economias avaliadas no mundo pelo Banco Mundial, o Brasil ocupa o 7º lugar no ranking mundial e o 1º lugar na América, superando, inclusive, os Estados Unidos e Canadá, em governo digital. A instituição avalia e atribue nota de o a 1. O País recebeu nota acima da média (0,52), 0,92.
O Banco Mundial ainda destacou que o Brasil possui um governo que viabiliza o sistema de digitalização. No documento, foram citadas o Comitê de Governança Digital - referência em estratégias de governança e proteção de dados - e o Marco Regulatório da Inteligência Artificial, disponibilizado em 2019 para consultas públicas.
Além disso, pode-se ainda destacar o portal.gov.br que permite, aos mais de 100 milhões de usuários, o a diversas informações de órgãos públicos.
Dessa forma, não há o que se questionar o patamar de destaque que o Brasil conquistou em quesito governo digital. Um país líder em sistemas de governo e instituições que viabilizam a digitalização.
Por Julysson Charles
Comentários